segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cuide dos seus pés.

Não há mulher que não se preocupe com os pés no verão, as sandálias altas ou rasteira o deixam à mostra. Estamos ainda na primavera, agora temos que cuidar dos pés, para no verão quando eles estiverem expostos estarem bonitos e saudáveis.
Os calçados fechados tornam a mulher mais elegante, mas cuidado, eles podem trazer prejuízos aos pés, que ficam muito tempo sem respirar. Umas das principais queixas são os problemas relacionados com a ação dos fungos, esses micro-organismos se aproveitam do calor e da umidade presentes nos sapatos sem ventilação para proliferar. A frieira é um dos problemas visíveis causados pela ação dos fungos, ela aparece especialmente entre os dedos dos pés. A pele fica esbranquiçada ou avermelhada e, se chegar a rachar pode acarretar outros problemas mais sérios.
A sola do pé e as unhas também podem apresentar micoses. Nesse caso, você pega a contaminação em algum lugar e o fungo se aproveita do calor e da umidade conseqüentes dos sapatos fechados para se desenvolver. Normalmente, as regiões afetadas descamam e as unhas ficam descoladas ou com aparência alterada.

4 Chulé
O chulé faz parte dos incômodos relacionados ao uso de bota, tênis, sapatilha. Calçados fechados não deixa o suor evaporar, assim criam mais bactérias e, são elas que causam o mau cheiro. Existem alguns produtos que diminuem a transpiração dos pés.

4 Calçados apertados
Para piorar a situação, só mesmo um calçado apertado. O atrito faz com que a pele engrosse como uma forma de proteger o local e, assim, aparecem os doloridos calos. A solução é evitar o uso de sapatos apertados. Os acessórios nada confortáveis também propiciam a formação de bolhas e de calcanhar grosso.
O tipo do tecido do sapato também pode causar problemas. Se a pessoa tem alergia ao material usado no sapato, surge a dermatite de contato, que deixa o pé descamando, avermelhado e até com bolha.

As recomendações para evitar os transtornos são secar bem os pés após o banho, tentar evitar o uso freqüente de acessórios fechados e de meias, e deixar diariamente os sapatos em lugares arejados ou com sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário