quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Saiba mais sobre as espinhas.

Quando a maioria das pessoas se refere às espinhas, pensamos logo na adolescência. Embora os adolescentes sejam de fato a maior parte da população atingida pela acne, os adultos podem sofrer com espinhas também. Mais da metade das mulheres adultas e cerca de um quarto dos homens adultos sofre com o aparecimento de espinhas no corpo.

A espinha é só um tipo de infecção de pele, que é da mesma família dos cravos, que em geral é conhecida como acne. O que é a acne?

A acne é uma infecção da pele que atinge a unidade pilossebacea que se caracteriza pela presença de cravos pretos, cravos brancos, espinhas, e, nas formas mais graves, por cistos e cicatrizes em graus variáveis.

Não existe uma causa básica conhecida, mas sim vários fatores relacionados ao quadro:

a aumento da secreção sebácea.

a hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebaceo.

a alteração da flora bacteriana da pele.

a reação inflamatória local.

a influencia hormonal.

a tensão emocional (stress).

a uso de cosméticos inadequados.

Quando a acne se apresenta em manifestações mais brandas (grau 1 e 2), consegue-se um controle bastante eficaz com o uso de cosméticos específicos e limpeza profunda da pele executada pelo profissional de estética no mínimo a cada 20 ou 25 dias.

Os casos mais severos (grau 3 e 4), deve antes de mais nada ser examinados e controlados pelo dermatologista.

Entre 30% e 60% dos adolescentes apresentam ou apresentaram um quadro de acne, e muitos levam o problema para a vida adulta. A acne pode deixar sequelas antiestéticas, que podem desaparecer com tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário