quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Protetor Solar.

O protetor solar é uma loção cremosa que tem como objetivo proteger a pele dos raios ultravioleta. Esses raios são prejudiciais a pele, pois provocam envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o câncer. O filtro solar deixou de ser exclusivo para as peles mais claras.
As marcas brasileiras responsáveis por esses produtos apresentam uma indicação sobre o FPS que varia de 2 a 60. Você deve verificar qual é o mais indicado para sua pele, caso tenha dúvida opte por um com número maior, lembre-se que as áreas mais sensíveis como rosto, lábios e cabeça, necessitam de um cuidado maior, portanto use um protetor com FPS mais elevado.
O problema é que a maioria das pessoas não usa o protetor solar de forma correta, é necessário aplicar 2mg do produto por centímetro quadrado de pele, geralmente nós usamos metade do indicado, isso quer dizer que só nos protegemos pela metade do tempo necessário. Outro fato importante contradiz o que algumas marcas veiculam em suas propagandas, a maioria dos pesquisadores afirma que após um mergulho em piscina ou no mar, cerca de 70% dos efeitos protetores são perdidos. Mas não é só o contato com a água que causa a perda do efeito protetor, quando você toma sol deitada na areia ou em outra superfície, grande parte do creme é removido e quando isso acontece uma nova aplicação deve ser feita.
O filtro solar deveria fazer parte da rotina das pessoas, como o shampoo. O sol mais intenso e o buraco na camada de ozônio já não é novidade, por isso você deve se proteger independente do estado climático (dias ensolarados, chuvosos ou nublados), pois os raios ultravioletas que podem ser prejudiciais a saúde ultrapassam as nuvens e chegam até a sua pele. Usar bonés, chapéus, óculos-escuros são detalhes importantes, principalmente ao ir à praia, onde geralmente você fica o tempo todo exposto ao sol.
O ideal é ficar com uma cor bonita e que dê uma aparência saudável. Sempre use filtro solar, o recomendado é evitar o sol entre as 10 e 16horas.

Leia algumas informações muito importantes para a sua saúde:

a Não é aconselhável permanecer por longos períodos na mesma posição, como dormir, por exemplo. O ideal é mudar de posição frequentemente.
a Tome sol moderadamente para que o efeito das radiações solares seja benéfico.
a Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros não específicos, como descolorantes para os pêlos. Eles devem ser evitados. Em geral, promovem queimaduras e podem aumentar os casos de alergia, além de não protegerem contra os efeitos das radiações solares.
a Alguns produtos de uso diário, como batom e maquilagens, fornecem proteção natural. Geralmente contêm, em sua composição, agentes refletores de radiação solar.
a O mormaço também ocasiona queimaduras. A brisa, por oferecer uma sensação refrescante, pode levar a pessoa a esquecer os efeitos nocivos do sol.
a Opte por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar.
4 Assista ao famoso clip: Filtro Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário