sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mitos sobre cabelos.

As crendices populares ainda imperam quando o tema é cabelo. Talvez a mais conhecida delas seja a de que cortar as pontas faz com que o cabelo cresce mais rapido, o que é uma grande bobagem. O cabelo cresce em média de 1cm por mês.
Ainda muitos mitos sobre cabelos são considerados verdadeiros. Confira alguns desses mitos e veja o que é realmente verdade.

4 Cortar na lua cheia encorpa o cabelo.
Este mito tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume e na minguante, teria o efeito oposto. O que tem de verdade nesse mito é que existem provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

4 Cortar o cabelo mensalmente acelera o crescimento.
Mais uma vez comparam os nossos cabelos com as plantas. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o crescimento.

4 A pontinha branca do fio é a raiz.
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. É natural uma perda de até 100 fios diários, que passa praticamente despercebida. Quando o fio cai com a "raiz", que na verdade é o bulbo, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

4 Água fria deixa o cabelo com mais brilho.
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. É recomendado optar por temperaturas mais baixa.

4 Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos.
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com shampoo específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda dos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário