terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Não fico bronzeada, viro um pimentão."

No primeiro post do ano vamos falar do problema que muitas mulheres estão passando, elas se perguntam: Por que algumas mulheres ficam com bronzeado bem bonito e eu viro um pimentão?

As mais branquinhas sempre ficam com a cor avermelhada, e as mais morenas ficam ainda mais bronzeadas.

O que determina uma pele mais escura é a quantidade de melanina, que dá à pele o pigmento marrom. A melanina é um protetor solar natural da pele, quanto mais morena a pessoa for, menos raios ultravioletas atingem o DNA da pele.

As pessoas de pele mais branca, possuem pouca melanina, portanto, não têm o filtro solar natural e quando atingidas pelos raios ultravioletas a célula é lesionada, então acontece uma reação inflamatória, ou seja, a cor vermelha.

No caso das morenas o corpo reage de outro jeito, as células também são lesionadas, então para combater os raios o corpo produz ainda mais melanina, ou seja, a pele fica ainda mais bronzeada.

Agora vocês estão se perguntando por que o corpo das branquinhas não reage da mesma forma que o corpo das mais morenas. O corpo das pessoas de pele mais clara não tem muitas células para produzir melanina suficiente, então a cor avermelhada se sobressai.

A má notícia é que não tem como mudar isso. Uma opção são os auto-bronzeadores, mas é importante lembrar que eles não protegem do sol, é apenas um tipo de maquiagem. O protetor solar nunca deve ser dispensado, até mesmo pelas pessoas de pele morena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário