A unha encravada é um problema comum, ela ocorre quando uma de suas pontas entra na pele ao redor. A pele forma uma barreira ao crescimento da unha, como a unha não para de crescer, ela penetra na pele causando dor e inflamação.
A grande maioria das unhas encravadas é no dedão do pé. A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima. Com o crescimento, a unha encrava neste local. Sapatos apertados ou de pontas finas também facilitam o encravamento das unhas.
Às vezes parece que é uma dorzinha boba, mas a dor vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus.
4 Como evitar?
Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. Evite cortar as unhas demais e usar calçados apertados.
Em caso de unha encravada, trate o mais rápido possível, pois a tendência é de a dor só ir aumentando e vai ficando mais difícil para tratar. Evite você mesmo tentar resolver o problema, pois pode ficar pior do que está.
Nenhum comentário:
Postar um comentário