quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cuide do cabelo no verão. - Parte 2

Hoje vamos ver outros fatores que podem prejudicar o seu cabelo. No post de ontem vimos que a água do mar e até o vento prejudicam o cabelo, mostramos dicas de como evitar que esses agentes estraguem seu cabelo.

Agora veja como lidar com a poluição, sol e a transpiração, assim seu cabelo não perde a beleza no verão.


4 Poluição: O suor natural do clima do verão faz com que as partículas de fumaça e poeira acabam grudando nos fios. Isso vai deixando os cabelos pesados e sem viço.


Para evitar com que a poluição prejudique seu cabelo, basta limpá-lo adequadamente. Use shampoos removedores de resíduos a cada quatro lavagens. No enxágue a dica é colocar um pouco de bicarbonato de cálcio numa bacia com água, isso neutralizará os poluentes que estiverem na água. Um banho de creme uma vez por semana também ajuda a dar mais resistência ao cabelo.


4 Sol: A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa envelhecimento dos fios, deixando-os ressecados, quebradiços e sem brilho.


Use chapéu e aplique produtos com FPS. Existem shampoos e codicionadores com filtro solar, eles protegem muito o cabelo do sol. Para melhorar a reistência dos fios use produtos à base de vitamina E e C, cremes nutritivos com ferro, zinco e manganês,


4 Transpiração: O pH natural do couro cabeludo é alterado com a transpiração intensa. O couro cabeludo poderá se tornar mais ácido favorecendo o aparecimento de queimaduras. A caspa também aparece mais frequentemente quando acontec a transpiração frequente e intensa.


Não deixe o suor por muito tempo no couro cabeludo. Lave os cabelos preferencialmente todos os dias usando algum shampoo que ajudam a regular seu pH.



No próximo post você vai ver que também precisa tomar alguns cuidados com o uso das presilhas, e vamos reforçar os cuidados que devem ser tomados com o cloro da piscina.

2 comentários:

  1. Ola tudo bem?
    Tenho uma dúvida e gostaria de saber sua opinião sobre isso.
    Eu tenho caspa e não sinto essa diferença entre o inverno e o verão. Sinto que a caspa aparece o ano todo.
    O que as pessoas com caspa fazem para lidar como ela no verão?
    Ou porque a caspa não aparece com tanta força no verão?

    Obrigada !
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Patricia.
    Existem várias maneiras de evitar as caspas, como: fazer uma alimentação sem excesso de gordura, fazer atividades físicas, controlar o estresse e uma forma correta de lavar os cabelos.
    Como você já tem caspa essas dicas vão apenas diminuir temporariamente seu problema. O melhor que você pode fazer é usar shampoo anti-caspa, pois ele é composto de substâncias que vão eliminar totalmente a caspa.

    Patricia, eu acho que seu problema não deve ser somente pela transpiração do couro cabeludo, por isso não altera a intensidade das caspas no verão, o erro pode ser na maneira de lavar a cabeça, com ou sem caspas, na hora do banho, certifique-se que todo o shampoo foi retirado, o condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo, massageie a cabeça com as pontas do dedo e NÃO com as unhas e evite a água muito quente. Isso vai ajudar bastante.

    ResponderExcluir