terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os indesejáveis pêlos encravados.

Muitas vezes quando menos esperamos aparece um pêlo encravado, então aquela pele perfeita que tanto desejamos perde sua maciez no local.

Com o crescimento, os pêlos penetram a pele formando lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana. Algumas chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pêlo que cresce continuamente para o seu interior.

4 Estágios dos pêlos encravados.

Encravado: O pêlo cresce debaixo da pele.

Inflamado: O local fica inchado e levemente avermelhado. Algumas vezes apresenta secreção amarela e, em geral, causa dor.

Cisto: É maior, mais dolorido e rígido do que a inflamação.


Os pêlos encravados aparecem com maior freqüência nas pessoas que têm pêlos enrolados, e nas estatísticas a raça negra aparece como a mais atingida por esse problema. Nos homens geralmente o pêlo encravado surge no pescoço e na nuca, já nas mulheres eles aparecem mais na virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pêlos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.

Usar roupa apertada, passar creme depilatório quando a pele está machucada e utilizar lâmina de barbear pode contribuir para o aparecimento dos pêlos encravados.


4 Como evitar?

a Durante o banho utilize sabonete líquido que não tenha óleo mineral ou derivados de petróleo e uma bucha vegetal. Esfregue suavemente.

a Utilize esfoliante regularmente;

a É aconselhável, alguns dias antes de fazer a depilação, esfoliar a pele;

a Se preferir se depilar com lâmina não reutilize-a;

a Ao se depilar com cera quente ou fria os poros ficam abertos, é necessário ficar 3 dias sem usar cremes e loções.


4 Cuidado!

a Para retirar o pêlo encravado, use uma pinça. Tenha cuidado para não ferir a pele, não fique cutucando o pêlo encravado. Isso vai manchar a sua pele.

a Se a penugem estiver muito profunda procure a orientação de um dermatologista.

a Quando o local já apresenta inflamação, o tratamento é realizado com antibióticos.


8 Essa matéria foi uma sugestão de Larissa Lanza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário